Usar ervas

Depois de preparada para o consumo, o herbalista não é mais necessário. Basta consumi-la, ou seja, comê-la, mascá-la, fumá-la, ascende-la, bebê-la ou passá-la sobre a pele, dependendo do tipo de preparo. O tempo de demora para que o efeito ocorra varia. Os parâmetros utilizados nas descrições das ervas estão explicados no próximo ponto.

O uso de algumas ervas, especialmente o abusivo, pode levar ao vício. A descrição de o quão viciante uma erva é os efeitos básicos do vício e da síndrome de abstinência também serão tratados.

Por ser um efeito comum, o entorpecimento foi descrito separadamente. É comum o uso desse tipo de erva para fins recreativos.

Entorpecentes: Cada vez que um personagem consumir uma erva desse tipo, ele deverá fazer um teste de HT. Múltiplos consumos provocarão múltiplos testes, sendo que eles acumularão uma penalidade igual ao nível de entorpecimento da erva vezes a quantidade de doses já consumida. Exemplo: um personagem consome três doses de uma erva entorpecente 2; ele fará três testes, um de HT, um de HT-2 e outro de HT-4. Cada falha acumulada mudará o personagem de forma distinta, efeito esse que durará 12 horas (mais detalhas B428).

• 1ª falha: o personagem fica “alto”, -1DX e IQ, -2 “self control” e menos um nível de timidez;
• 2ª falha: o personagem fica bêbado, -2 de DX e IQ, -4 “self control” e menos dois níveis de timidez;
• 3ª falha em seguida: como acima, mas o personagem ganha temporariamente uma desvantagem de 10 pontos a escolha do Mestre (tente escolher algo relacionado a algum fato ocorrido nas últimas horas ou a personalidade do personagem). Algumas sugestões: Amnesia, Bad Temper, Berserker, Bloodlust, Chummy, Compulsive Behavior, Cowardice, Curious, Delusions, Easy to Read, Hard of Hearing, Impulsiveness, Jealousy, Klutz, Laziness, Low Pain Threshold, Low Self-Image, No Depth Perception, No Sense of Humor, Obsession, Odious Personal Habits, Overconfidence, Paranoia, Pyromania, Short Attention Span, Stuttering e Truthfulness.
• Falha crítica: o personagem desmaia;

Ressaca: alguns entorpecentes causam conseqüências mesmo no dia seguinte. Toda vez que um personagem consumir uma erva desse tipo, ele fará, ao acordar, um teste de HT+5 menos metade das penalidades acumuladas na noite passada. Exemplo: alguém bebeu 8 doses de um “entorpecente 2 com ressaca”, o que lhe conferiu -16 de penalidade acumulada. Assim, ele fará um teste de HT+5-8, ou seja, HT-3. Em caso de falha, ele ficará enjoado por 1 hora por ponto de margem. Personagens enjoados ficam com -2 nos rolamentos relativos aos atributos e perícias, -1 nas defesas ativas, além de outros problemas ao sentir o cheiro de comida (B428).

Velocidade do efeito

Todos esses rolamentos devem ser feito pelo Mestre, em segredo.

• Imediato: o efeito ocorre no turno seguinte ao consumo da erva;
• Curto: o efeito ocorre 1d minutos depois do consumo;
• Médio: o efeito ocorre 1d+4 x 10 minutos depois do consumo;
• Longo: o efeito só ocorre depois de 1d+2 dias de consumo diário. Qualquer interrupção nessas primeiras aplicações fará com o processo cesse. Caso contrário, o efeito durará um dia e necessitará de aplicações diárias para se manter. Um dia sem aplicação cessará o efeito até que a erva seja consumida novamente. Três dias consecutivos sem aplicação farão com que o processo volte à estaca zero.


Índice do Herbalismo

Apresentação
Vantagens e Perícias
Encontrar Ervas
Preparar Ervas
Usar Ervas
Vício e Síndrome de Abstinência
Lista de Ervas
Lista de Ervas por Meio Ambiente