Encontrar Ervas

Para encontrar uma erva útil, faça um teste do que for pior herbalismo ou sobrevivência para o tipo de terreno em que se esteja procurando. É bom lembrar que a perícia sobrevivência pode sofrer penalidades devido a más condições climáticas e falta de equipamento. O terreno e a erva que se está procurando conferem penalidades nesse teste. Na descrição das ervas, no tópico “Local”, está expressa a penalidade para se encontrar cada erva em determinado ambiente. Na tabela abaixo encontram-se os modificadores básicos para cada tipo de terreno, eles já estão computados na descrição das ervas:

TERRENO / MODIFICADOR
Floresta e Selva / 0
Planície e Recifes / -1
Planalto e Pântano / -2
Semi-árido e Savana / -5
Subterrâneo / -7
Deserto e Tundra / -8

Na próxima tabela encontram-se outros modificadores que devem ser utilizados para ocasiões específicas. Elas não estão contabilizadas na listagem das ervas. O Mestre pode ainda considerar outros fatores para influenciar nesse teste (movimento de muitas tropas, pragas, etc), ou até mesmo arbitrar que determinada erva não exista naquele local.

OUTRAS CARACTERÌSTICAS / MODIFICADOR
Terreno Rochoso / -1 a -5
Perto de trilhas ou estradas / 0 a -2
Proximidade de cidade / -1 a -10
Dentro de cidade (não élfica) / Impossível
Fé nula / -3
Fé baixa / -1
Fé alta para Idum / +1
Fé muito alta para Idum / +3
Estação de Loki (inverno) / -2
Estação de Idum (primavera) / +2
Múltiplas procuras / -3 por sucesso; -1 por falha

Caso o sucesso não tenha sido por uma margem de três ou mais, o herbalista encontrou uma erva útil, mas não a que ele estava procurando (escolha do Mestre). Para cada teste deve-se gastar 2 horas – 5 minutos por ponto de margem de sucesso só para esse fim. Em um dia de caminha pode-se fazer um teste a cada 8 horas, mas, nesse caso, o personagem receberá uma penalidade de -5 nos testes de Perception. O Mestre deve ainda considerar outros problemas depois que a erva for acha. Exemplos: para pegar ervas que crescem sobre as árvores, o herbalista deverá escalá-las; algumas plantas conseguem se defender.

Toda erva retirada da planta apodrece após 2d+2 dias, tornando-se inútil, mas há magias que podem adiar isso.

Situações Especiais

Em recifes, as regras de procura listadas só são aplicáveis para seres aquáticos, anfíbios ou para aqueles consigam se manter em uma dessas formas por algum meio (magia provavelmente). Para seres terrestres encontrar ervas nesse meio será bem mais difícil. O tempo de procura será bem maior, 8h, devido à dificuldade de deslocamento. O teste de procura será no máximo igual à perícia Swimming (menos as penalidades devido a mar forte). O mar, quando muito revolto, impossibilitará a procura de ervas, mesmo para criaturas aquáticas e anfíbias.

Em desertos, o herbalista ganhará um bônus de +3 nos testes de procura se o estiver fazendo perto de um oásis. Mas só é permitida uma procura por oásis para cada erva.

Nos subterrâneos, o herbalista ganhará um bônus de +4 nos testes de procura se o estiver fazendo perto de locais aquecidos por lavas. Isso porque as ervas subterrâneas são termossintéticas.

Existem algumas ervas que já foram domesticadas, ou seja, já existem plantações delas. Para saber se existe uma plantação em uma determinada região, role “Area Knowledge”. Testes de procura com herbalismo não ajudarão a achar tais plantações.

Falha Crítica

Para os testes para encontrar ervas, desconsidere as penalidades inerentes à erva em si para fins de falha crítica. Exemplo: se um herbalista com nh 15, tenta procurar uma erva com penalidade -10, ele só terá falha crítica com 17 ou mais.

Seguem algumas sugestões de conseqüência para uma falha crítica no teste de procura:

1- O herbalista se perde;
2- O herbalista sofre 1d de dano devido a um acidente;
3- O mesmo que acima só que são 2d;
4- O herbalista acidentalmente destrói um exemplar da erva que estava procurando. Ela fica inútil, mas considere que houve um sucesso nas próximas tentativas de procura;
5- O herbalista provoca uma pequena fera selvagem;
6- O herbalista provoca uma grande fera selvagem;


Índice do Herbalismo

Apresentação
Vantagens e Perícias
Encontrar Ervas
Preparar Ervas
Usar Ervas
Vício e Síndrome de Abstinência
Lista de Ervas
Lista de Ervas por Meio Ambiente