Cactos de Vigília

Local: Savanas Frias nos Califados de Al Kammada (-3); outros semi-áridos (-5); planaltos e desertos (-10).
Quantidade: 1d-1 (mínimo 1) doses, +2 se tiver chovido nos últimos 10 dias.
Descrição: é uma espécie de cacto redondo, com uns 30 cm de diâmetro. No seu interior há um líquido semelhante com água, mas de gosto muito amargo (+5). Cada dose corresponde a 300 ml desse líquido.
Efeito: Chá (-5): curto prazo – o personagem ganhará +1 de Perception [5] (por 12 horas e não acumulativo) e fará um teste de HT-3. Em caso de sucesso, nada a mais ocorrerá. Em uma falha, ele perderá, apenas na próxima noite, a necessidade de horas de sono igual à margem da falha. Em uma falha crítica, ele não precisará dormir por uma noite, mas o chá provocará danos cerebrais, causando 4 de dano e diminuindo o IQ em 1 permanentemente (magias como Restoration curarão essa perda). Apenas uma dose de chá terá efeitos benéficos por noite. Se mais de uma for tomada, considere apenas a maior falha. Longo prazo – o personagem ganha +1 de Perception [5] e a vantagem “Doesn’t Sleep” [20] (B50). O teste de HT ainda se faz necessário, mas apenas para verificar se houve falha crítica.
Vício: muito viciante. A síndrome de abstinência dos dois aspectos leva ao personagem a ter temporariamente a desvantagem “Insomniac” [-15] (B140), além dos efeitos padrões.
Preço: 50 m.c..