Limo do Sono (veneno)

Local: Selva Cansada e Rio do Sono, na República Livinhana (0); outras selvas (-4); pântanos (-8).
Quantidade: 1d-1 (mínimo 1) doses.
Descrição: trata-se de um limo que cresce em águas doces e paradas, geralmente à sombra. Quase não tem gosto (-3). Quando presente em um lago, se reproduz rápido, tomando quase toda a parte sombreada do fundo. Contudo, apenas os filamentos novos, de cor mais clara, são úteis. Cada dose corresponde a meio punhado desses filamentos.
Efeito: Em todos os casos, confira uma penalidade de -1 nos testes de HT por cada dose dessa erva consumida durante o dia. Os efeitos não são acumulativos e só passam com uma noite de sono.
Ingestão: curto prazo – teste de HT. A falha significa que o personagem ficará levemente sonolento, recebendo -1 em todas as ações.
Chá (-3) e Preparar Arma (-5): curto prazo – teste de HT-3. A falha significa que o personagem ficará levemente sonolento, recebendo -1 em todas as ações. Médio prazo – em caso de falha no teste de curto prazo, o personagem ficará com sono (ver “drowsy”, B428).
Óleo de Preparar Arma (-5/-6): o mesmo que preparar arma, só que o teste é de HT-5 e os efeitos são, respectivamente, imediato e de curto prazo.
Especial: lagos, que tenham acumulado por muitas décadas esse erva, ficaram contaminados por ela. Quem beber 300 ml da sua água sofrerá os mesmo efeitos descritos em “ingestão”. Mas basta deixar a água ao sol durante 1d horas para que ela fique pura. O Rio do Sono possui, em sua maior parte, essa característica.
Vício: o chá é medianamente viciante.
Preço: 100 m.c..